Segurança dos pilotos no kartódromo

No kartódromo a segurança é importante. O kart é um esporte que lida com velocidade e os pilotos precisam tomar alguns cuidados, assim como os donos das pistas. Como eu pratico esse esporte há muito tempo, consegui lembrar e também pesquisei dicas sobre o que devemos observar no kart, e fora dele, antes de correr.

Sempre obedeci os critérios de segurança para aproveitar da melhor forma o meu esporte favorito. Nessas dicas, vou falar só das pistas onde realmente existem campeonatos, tá? Aquelas de shopping, por exemplo, são populares, mas a segurança infelizmente não é levada em consideração.

Muitos especialistas inclusive não indicam que pilotos corram nesse tipo de pista, pela falta de segurança e de equipamentos disponíveis.

Cuidados no kartódromo

Se você for participar de uma corrida de kart, preste atenção se existe uma área de escape, se a largura de pista é correta, se existem ambulâncias no local, e é preciso ter pelo menos um bombeiro socorrista.

Em eventos federados, é obrigatória a presença de uma ambulância  UTI e um médico a disposição. Esses critérios são exigidios pela Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA).

Se um evento acontecer num kartódromo municipal, também é exigida a ambulância. É importante os equipamentos estarem em dia, com protetor de costela e capacetes em bom estado.

Respeite seus adversários, siga as normas de segurança e faça uma boa corrida!

 

Saiba mais sobre: Um acessório especial