A preparação física antes de uma corrida

Muitas pessoas pensam que pra correr de kart não é preciso ter nenhum tipo de preparação, já que o piloto não é profissional. Mas não é porque ficamos sentados, que não existe impacto muscular.

 width=

Mesmo com 12 anos, tenho uma preocupação de manter meu corpo ativo, praticando mais atividades para ter um pouco mais resistência física durante a corrida. Uma vez, eu li que correr de kart pode ser comparado ao esforço de uma partida de futebol ou vôlei!

É porque mesmo sentado, a gente movimenta muito o braço, antebraço, músculos do ombro, abdômen e lombar. Então é preciso ter uma atenção especial com essas partes do corpo.

Se eu pudesse dar só uma dica, seria essa: procure fazer exercícios e treinos que busquem um fortalecimento muscular para aguentar muito tempo repetindo movimentos. Eu já saí de corridas com várias dores no corpo, é mais cansativo do que parece!

Eu costumo praticar várias atividades esportivas, que acabam ajudando na minha estrutura física, me deixando mais disposto e ágil. Entre elas, costumo jogar futebol americano com meus amigos. É um esporte de muito contato e que dá uma resistência física muito boa.

Celso Neto e amigos no futebol americano

Também costumo jogar tênis! Esse esporte ajuda no desenvolvimento muscular, na minha coordenação motora e concentração. Nas primeiras aulas eu lembro como cansava, porque ele exige uma resistência e um fôlego bem grandes. Imagina você correr, rebater a bola, segurar a raquete, é preciso realmente ter uma boa agilidade.

Recomendo muito praticar esse esporte, que é um dos meus favoritos, mas não esqueçam de sempre ter um acompanhamento de um bom profissional, para que lesões não aconteçam e acabem atrapalhando todo o seu planejamento de treinos e corridas.

Celso Neto jogando tênis
Pilotos que não estão em competição costumam realizar atividades físicas para que consigam fortalecer a musculatura e, com isso, evitar o desgaste dos musculos e articulações. Mas alguns pilotos costumam fazer atividades que fogem do comum, como malabarismo e escalada e conseguem bons resultados!

Saiba mais sobre: Categorias de karts dividem os pilotos por idade