Nelson Piquet Jr

Nelson Piquet Jr  conhecido pelo apelido de Nelsinho Piquet, é filho de uma das lendas da Fórmula 1, o tricampeão, Nelson Piquet. Admiro sua carreira, mesmo que em alguns momentos, seja um tanto polêmica, mas mesmo tão jovem, já conquistou muitos prêmios e encheu de orgulho os fãs de esportes automobilísticos.

Nelsinho foi o o primeiro brasileiro a vencer uma das três divisões nacionais da Nascar. Também foi o primeiro brasileiro a vencer um evento internacional de primeira linha no rallycross: a etapa de Washington do Global Rallycross Championship (GRC), além de ter sido o primeiro campeão da FIA Formula.

O piloto iniciou sua carreira no kart, em 1993, e permaneceu nessa categoria por cerca de 8 anos. Nesse período, sempre foi se destacando, não apenas por carregar um sobrenome tão poderoso e significativo, mas também na construção da sua própria história nas pistas.

Em 2002, Nelsinho foi campeão da Fórmula 3 Sul Americana. Numa temporada muito feliz da sua carreira, esse foi um dos primeiros títulos de relevância da sua carreira. Ele transferiu para  GP2, mas só teve algum êxito, em 2006, quando a Piquet Sports assumiu o controle da GP2 e ele ficou em segundo lugar, perdendo apenas para o campeão e seu adversário direto, Lewis Hamilton.

Depois de um tempo, em 2008, passou de piloto de testes da Renault, para piloto titular, ao lado de Fernando Alonso, um piloto bem consagrado na Fórmula 1. Nesse mesmo ano, conseguiu subir ao pódio no Grande prêmio da Alemanha.

Polêmicas

Infelizmente um episódio polêmico marcou sua passagem pela Fórmula 1. Foi acordado que Nelsinho teria que forjar um acidente para que o principal piloto da equipe, Alonso, se beneficiasse com o resultado. Quando tudo veio à tona, o ato foi considerado um escândalo. A equipe foi responsabilizada e os seus diretores suspensos. Nelsinho não sofreu nenhuma pena, mas sua carreira foi bastante prejudicada.

Em 2010, fez sua estreia na NASCAR, onde vem mantendo uma boa média de vitórias e se destacando. Deu uma importante volta por cima na sua trajetória e hoje se mantém consagrado como primeiro brasileiro a vencer uma das três divisões da Nascar.

 

Saiba mais sobre: Rubens Barrichello