Competições

Os pilotos que a gente assiste nas corridas de F1, em sua maioria, começaram sua carreira correndo de kart. É uma etapa importante para quem, assim como eu, tem o sonho de se tornar um piloto profissional! Nas competições de kart, existem diferentes categorias. Atualmente, eu tenho competido com outros adolescentes e adultos e costumo participar de três tipos de provas: OKC Speedy Kart League, ROK CUP–Mini e Rotax Micro-Max.

A OKC Speedy Kart League é uma competição que acontece em Orlando, EUA, no Orlando Kart Center. Fica apenas a 5 km a leste do parque aquático Sea World e a 15 minutos do Aeroporto Internacional de Orlando (MCO). A OKC é uma pista de kart ao ar livre, com karts disponíveis para um público de todas as idades. Eu encontrei e fiz vários amigos por lá.

Disputei na categoria “Endurance Races”, onde o tempo total das corridas é de 5 horas. Cada equipe pode ter de 2 a 5 pilotos. Os karts são todos equipados com um transponder, um tipo de equipamento que permite a quem estiver pilotando o controle do todo o seu processo na corrida e até sua localização. Nessa prova consegui ótimos resultados, e minha equipe ficou em primeiro lugar! Essa é uma das corridas que mais me orgulho.

Já a a Rok Cup é uma categoria adequada para o treinamento de talentos. A categoria Rok Senior é o lugar onde alguns dos mais importantes pilotos de kart nasceram, como os campeões do mundo de KF Junior, Luca Corberi e Alessio Lorandi. Vocês precisam pesquisar sobre esses caras! Me inspiro muito na carreira deles, são tantos pilotos que eu gostaria de poder conhecer…

Outros protagonistas do karting internacional, como Patrick Hajek, e pilotos que continuaram suas carreiras, como Patrick Niederhauser e Roman DeBeer, que desembarcaram na GP3, demonstram que a Rok Cup já foi utilizada por muita gente de sucesso como uma ótima categoria de treinamento, por isso, sempre que posso, corro nessa categoria.

Rota Micro-Max

A Rotax Micro-Max é uma categoria exclusiva para karts que tenham motores Rotax. Ela é subdividida em:

    •  Micro-Max – Motor Rotax FR125 Micro-Max e/ou Evo
    •  Mini-Max – Motor Rotax FR125 Mini-Max e/ou Evo
    •  Júnior – Motor Rotax FR125 Junior e/ou Evo
    •  Max – Motor Rotax FR125 Max com válvula de exaustão e/ou Evo
    •  Max-Masters – Motor Rotax FR125 Max com válvula de exaustão e/ou Evo
    •  DD2 – Motor Rotax DD2 e/ou Evo
    •  DD2 Masters – Motor Rotax DD2 e/ou Evo